Desde 1º de julho de 2018, todas as empresas passaram a ter como obrigatoriedade a adesão ao eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.previdenciários.
De maneira resumida, o e-Social é um sistema do Governo Federal desenvolvido com o objetivo de coletar dados trabalhistas, tributários e previdenciários de forma unificada, sem ter de preencher diversos papéis. Colocando dessa forma, quando alguém pergunta o que é e-Social fica mais fácil de entender.
O projeto faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que tem por objetivo simplificar e unificar a entrega das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias em todo país. Dessa forma, viabilizando a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição das informações em todo o território nacional.
Por meio desse sistema, as empresas conseguem ter um canal de comunicação com o governo para transmitir as informações que dizem respeito ao trabalhador, como se fosse a ficha dele.
O e-Social consolida dados de outras áreas, e sua vantagem é a unificação das informações de órgãos como Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.
Essas são as informações coletadas e unificadas por meio do e-social:
- Vínculos empregatícios
- Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT)
- Remuneração do trabalhador
- Aviso prévio
- Dados corretos do FGTS
- Realização de pagamentos à Previdência
- Escriturações fiscais
Vantagens do e-Social
Quem trabalha no departamento de Recursos Humanos tem um benefício a mais ao fazer uso da ferramenta do e-social, já que as informações são enviadas apenas uma única vez.
Os defensores do sistema dizem que uma das vantagens é que ele se constitui numa maneira eficaz para controlar e garantir que os direitos trabalhistas sejam respeitados, além de contribuir para a organização fiscal.
Quando foi lançado pelo governo, o e-social foi apresentado como um programa feito para facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias das empresas.
Dessa forma, os trabalhadores garantem seus direitos, as empresas evitam problemas com a fiscalização e o governo transmite a transparência de dados e arrecadação.
Além disso, a redução na burocracia é um dos maiores benefícios que os defensores do sistema usam, já que após sua adoção, há significativa redução no número de declarações a serem feitas.
O departamento responsável da empresa transmite as informações que são repassadas aos órgãos dos sistemas. Cada um recebe os dados que lhe são pertinentes com grande agilidade.
Saiba como aplicar o e-Social
Muitas empresas buscam suporte sobre como declarar essa obrigatoriedade. Há muitas consultorias que oferecem softwares que conseguem integrar as informações, o que torna a vida de quem alimenta o sistema mais fácil.
É importante que as empresas estejam preparadas a respeito de como otimizar seu trabalho com o E-social, utilizando-a como ferramenta de apoio ao seu dia a dia.
Ter o registro dos colaboradores desorganizado atrapalha o fluxo de trabalho. Por isso, utilizar o E-social de maneira correta influenciará inclusive, na cultura da empresa, que é a única responsável pelo envio das informações. Por isso, é fundamental que a atenção seja redobrada.
Se o governo receber dados errados, a empresa corre o risco de ser multada, já que houve procedimentos indevidos na implantação do sistema.
Para o governo, o e-Social atua como agente fiscalizador, porque ele está ativo em tempo integral, além de ter à sua disposição todas as informações necessárias para tanto.
Já para a empresa, uma das vantagens é a integração dos setores e a consolidação das informações sempre atualizadas de forma correta e precisa.
Por Equipe B2BPlan
Precisa de ajudar para aderir ao e-Social? Atuamos com consultoria de Recursos Humanos e estamos preparados para ajudar a sua empresa a aderir ao e-Social, além disso, prestar um atendimento personalizado para suas demandas na área de RH. Entre em contato com nossa equipe e agende uma reunião estratégica com um de nossos especialistas.